top of page

O plástico que envolve a maioria das embalagens dos produtos que compramos é o mesmo plástico que é encontrado na boca dos animais nos mares e rios. Não comemos o plástico, ele nos sufoca.
.
Retirar o plástico de nossas vidas não é tão somente uma responsabilidade individual, é muito mais coletiva. A maioria de nós não recebemos uma educação para um mundo melhor, e continuamos a reproduzir os mesmos sistemas sociais, econômicos, e políticos. A maioria de nós, no Sul global, não temos nem mesmo acesso aos direitos básicos humanos e à uma vida digna. Como responsabilizar essas pessoas ao invés de responsabilizarmos e pressionarmos o tal do sistema capitalista?
.
Até quando vamos ser cada vez mais plastificados por esse sistema que nos sufoca? E sim, que nos mata.
.
E a produção desse plástico? Tudo que é feito de plástico pode ser substituído e feito de #cânhamo. Alternativa biodegradável, baixo custo, e muito menos prejudicial à saúde do ecossistema desse planeta.
.
Todo esse sistema também pode ser substituído por outro, sem plástico, com mais tempo, respiro e natureza. Menos pasto, e mais (direito igualitário à) vida.
.
Não a #PL490, sim ao #BuenVivir.
.
“Respira, resiste tudo, porque em mim é mato
Precisamos do chão desimpermeabilizado
(…)
Nós somos o quê?”
Salve a Mata

.

Com Amaya Antuan

Raquel Maia Arvelos  Fotografia

bottom of page